Economia Social

Somos o banco da Economia Social.

O ideal mutualista está na nossa origem e a Economia Social é uma vocação histórica. A responsabilidade social corporativa e a solidariedade social são parte da nossa missão. Se faz parte de uma instituição ou é empreendedor/a social, está no sítio certo. 

Economia social, uma vocação histórica.

Há muito tempo que o Banco Montepio e a economia social caminham de mãos dadas. No banco pensamos, criamos, investimos e entregamos iniciativas, serviços e soluções com valor acrescentado às entidades que integram a economia social - cooperativas, associações, misericórdias, mutualidades – uma verdadeira ‘constelação de esperanças’, que trabalha realidades e problemas concretos das pessoas. O banco apoia as instituições que apoiam as pessoas: eis a cadeia de valor em que acreditamos, o impacto positivo que geramos e distribuímos à sociedade e cujo retorno está muito para além dos números. A razão de sermos o banco da economia social é simples: há 179 anos que percebemos que, conjuntamente, conseguimos fazer aquilo que individualmente é mais difícil de alcançar. A entreajuda vence barreiras.

Empreendedorismo e Inovação Social, o melhor de dois mundos.

O Banco Montepio está ao lado do empreendedorismo social, no qual apoiamos o melhor de dois mundos: negócios financeiramente sustentáveis, que geram impacto social. No fim do dia, apoiamos pessoas e ideias, que têm como desígnio resolver problemas sociais concretos, que ameaçam pessoas e os seus direitos, por uma sociedade mais sustentável, inovadora, justa e inclusiva, e por um planeta melhor. Se está inspirado/a em encontrar soluções criativas para mudar o mundo, nós vamos consigo. 

Microcrédito, macro ambições.

O Banco Montepio acredita e investe no microcrédito, apoiando pessoas que de outra forma não teriam acesso ao crédito. Assim, pessoas que estejam em situação de desemprego, ou num regime precário de trabalho, ou ainda jovens à procura do primeiro emprego, encontram no Banco Montepio portas abertas para mudar as suas vidas, criando o próprio emprego e negócio. A ambição é grande: dar uma oportunidade a quem tiver espírito empreendedor. Nunca é tarde para mudar. Agora, repita. 

Investimento social, pioneiros na ajuda ao outro.

O Banco Montepio foi pioneiro no investimento social de impacto ao investir num dos dois primeiros Títulos de Impacto Social (TIS) lançados em Portugal. Enquanto Investidor Social tem seguido as melhores práticas de investimento na inovação social, em conjunto com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) para dinamizar o investimento social através de oito projetos (dois Títulos de Impacto e seis Parcerias para o Impacto), dois dos instrumentos financeiros da Estrutura de Missão Portugal Inovação Social (EMPIS), que representem respostas inovadoras aos desafios da sociedade e combatam a exclusão social.

 

  • Títulos de Impacto Social (TIS) financiam projetos inovadores orientados para resultados sociais e ganhos de eficiência em áreas prioritárias de política pública como: Proteção Social, Emprego, Saúde, Justiça, e Educação.
  • Parcerias para o Impacto (PPI) financiam a criação, desenvolvimento ou crescimento de projetos de inovação social, em conjunto com investidores sociais, estimulando a filantropia de impacto e contribuindo para um modelo de financiamento mais estável, eficaz e duradouro. 

Ainda não é cliente?

Banco Montepio, um banco de causas.

As causas da economia social, dos empreendedores/as sociais, das pessoas, das comunidades e da sociedade são também as nossas causas.